Abordagem

 

Atividades de capacitação e treinamento que deslocam o foco da memorização para a aprendizagem pela prática. Alguns destes exemplos são:

  • Jogo da Cerveja: conhecendo a interelação entre os diversos participantes de uma cadeia de valor;
  • Simuladores de Vôo: assumindo o controle de empresas para entender a gestão de negócios;
  • Por Conta Própria: um ambiente de aprendizagem para empreendedores internos e externos.

 

 

 

Aprendizagem e Inovação

JOGO DA CERVEJA

O Jogo da Cerveja é uma atividade de sensibilização sobre cadeia de valor, e sobre os conceitos e ferramentas de pensamento sistêmico, a partir da simulação do funcionamento de uma cadeia de distribuição de cerveja.

Criado no MIT (EUA), cada "mesa de jogo" representa uma cadeia de distribuição com quatro posições: Fábrica, Distribuidor, Atacadista e Varejista. O objetivo é maximizar resultados através do gerenciamento de estoque e pedidos pendentes não atendidos. A discussão sobre a atividade começa com considerações sobre gráficos e resultados e caminha ao longo dos pontos principais de relevância para a instituição, analisando a importância e os efeitos da relação entre as posições da cadeia no resultado geral.

É praticamente inevitável que analogias sejam feitas para a realidade, relacionando aspectos observados com práticas cotidianas. Incentivando a discussão entre os participantes, promove-se reflexões sobre a experiência de simular e observar o resultado que as próprias decisões podem produzir no resultado geral da empresa.