Abordagem

 

"A única fonte de vantagem competitiva sustentável é a capacidade das instituições de aprender melhor e mais rápido que seus concorrentes" - Arie de Geus, autor de “A Empresa Viva” e ex-Vice Presidente de Planejamento da Shell.

Em uma era de mudanças cada vez mais aceleradas e crescente interdependência, das instituições é exigido grande poder de adaptação e pró-atividade frente a novas realidades. Ou seja, as instituições precisam desenvolver capacidade própria de promover e gerir suas mudanças.

Em outras palavras, não se trata apenas de um desafio das áreas de RH. As instituições como um todo podem dominar o processo de mudança ao “aprender a aprender”, ao explorar e questionar as restrições que mantém a organização no desempenho atual, e assim se “reinvetarem” para alcançar o futuro que realmente desejam.

 

Aprendizagem e Inovação
Menu Aprendizagem Institucional

Capacitação Ligada à Estratégia e Perfil de Competências

Em toda estratégia existe a definição dos resultados desejados. Dependendo da sua instituição, estes resultados desejados são financeiros, sociais ou políticos. E aí reside a oportunidade de recursos humanos: entender como assumir um papel estratégico neste processo. Isto é possível ao compreender as relações de causa e efeito que darão condições de implementação à estratégia.

Gráfico

Logo, Aprendizagem e Desenvolvimento é crucial para criar a capacidade necessária para a implementação da estratégia, e recursos humanos pode facilitar o processo. Para este trabalho, alguns parâmetros são essenciais: ter critérios objetivos sobre os quais pode ser baseados os processos de aprendizagem, e indicadores de progresso. E estes dois parâmetros são oferecidos, respectivamente, pelo Perfil de Competências e pelo Sistema de Indicadores de Aprendizagem. Ambas tecnologias são de domínio da Consentes.

A Consentes auxilia em todas as etapas deste ciclo, desde as definições estratégicas, passando pela análise da base de clientes, avaliação dos processos internos e definição das atividades de aprendizagem e desenvolvimento.