Abordagem

 

"A única fonte de vantagem competitiva sustentável é a capacidade das instituições de aprender melhor e mais rápido que seus concorrentes" - Arie de Geus, autor de “A Empresa Viva” e ex-Vice Presidente de Planejamento da Shell.

Em uma era de mudanças cada vez mais aceleradas e crescente interdependência, das instituições é exigido grande poder de adaptação e pró-atividade frente a novas realidades. Ou seja, as instituições precisam desenvolver capacidade própria de promover e gerir suas mudanças.

Em outras palavras, não se trata apenas de um desafio das áreas de RH. As instituições como um todo podem dominar o processo de mudança ao “aprender a aprender”, ao explorar e questionar as restrições que mantém a organização no desempenho atual, e assim se “reinvetarem” para alcançar o futuro que realmente desejam.

 

Inovação - APRENDIZAGEM Menu Aprendizagem Institucional

SIMULADORES DE VÔO

Nos problemas que enfrentamos no cotidiano das nossas instituições, não seria interessante se pudéssemos entender, de forma estruturada, quais a inter-relação de fatores que gera os resultados desejados e indesejados?

A simulação permite isto. Através de recursos diversos, usando tabuleiros, dinâmicas de grupo e softwares, podemos entender mais robustamente nossos modelos sobre a realidade, e testar o comportamento deles. O princípio é a compressão do tempo, possibilitando a observação de comportamentos por maior período que o usual, e a compressão do espaço, colocando lado a lado elementos que na realidade estão fisicamente distantes, e portanto são difíceis de serem observados simultaneamente. 

A simulação é mais estruturada e confiável que o nosso costume natural, de sempre simular mentalmente o que achamos que vai acontecer, e o que devemos fazer. 

Entre os principais benefícios no uso de simuladores: 

  • O aprendizado pela experiência tende a ser mais efetivo.
  • Homogeneização da linguagem e do entendimento: a atividade exige que os integrantes da equipe explicitem seu pensamento, seu entendimento operacional sobre a implementação detalhada de uma estratégia ou ação.
  • Exploração de múltiplas perspectivas e cenários: explorando questões como "e se isto acontecesse, como seria o impacto no nosso sistema?" explorando e antecipando ações de melhoria e de planejamento.
  • Sempre pode-se começar de novo, sem prejuízo à instituição: a aprendizagem move-se do tradicional "não erre para não ser punido" para "aprender fazendo em ambiente protegido reduzindo os riscos de implementação".

Os simuladores de vôo permitirem aos gestores participar de experiências semelhantes àquelas vividas pelos pilotos de avião, ou seja, simuladores suas ações e reações ao ambiente por bastante tempo antes de “pilotar” em um ambiente verdadeiro.

Os simuladores de vôo são softwares que simulam o funcionamento de um determinado sistema (que pode ser, por exemplo, uma empresa, um departamento, o lançamento de um produto no mercado), permitindo a tomada de decisões, análise dos resultados, mudança da estratégia e nova análise dos resultados. Isto sem prejuízo à instituição e gerando aprendizagem mais robusta sobre a dinâmica do sistema.

A Consentes possui:

  • Grande variedade de simuladores já prontos, que podem ser usados nas atividades de aprendizagem da sua instituição;
  • Capacidade para construir simuladores customizados para as necessidades da sua instituição.

Entre em contato conosco para conhecer mais.