Abordagem

 

"A única fonte de vantagem competitiva sustentável é a capacidade das instituições de aprender melhor e mais rápido que seus concorrentes" - Arie de Geus, autor de “A Empresa Viva” e ex-Vice Presidente de Planejamento da Shell.

Em uma era de mudanças cada vez mais aceleradas e crescente interdependência, das instituições é exigido grande poder de adaptação e pró-atividade frente a novas realidades. Ou seja, as instituições precisam desenvolver capacidade própria de promover e gerir suas mudanças.

Em outras palavras, não se trata apenas de um desafio das áreas de RH. As instituições como um todo podem dominar o processo de mudança ao “aprender a aprender”, ao explorar e questionar as restrições que mantém a organização no desempenho atual, e assim se “reinvetarem” para alcançar o futuro que realmente desejam.

 

Inovação - APRENDIZAGEM Menu Aprendizagem Institucional

JOGO DA CERVEJA

O Jogo da Cerveja é uma atividade de sensibilização sobre cadeia de valor, e sobre os conceitos e ferramentas de pensamento sistêmico, a partir da simulação do funcionamento de uma cadeia de distribuição de cerveja.

Criado no MIT (EUA), cada "mesa de jogo" representa uma cadeia de distribuição com quatro posições: Fábrica, Distribuidor, Atacadista e Varejista. O objetivo é maximizar resultados através do gerenciamento de estoque e pedidos pendentes não atendidos. A discussão sobre a atividade começa com considerações sobre gráficos e resultados e caminha ao longo dos pontos principais de relevância para a instituição, analisando a importância e os efeitos da relação entre as posições da cadeia no resultado geral.

É praticamente inevitável que analogias sejam feitas para a realidade, relacionando aspectos observados com práticas cotidianas. Incentivando a discussão entre os participantes, promove-se reflexões sobre a experiência de simular e observar o resultado que as próprias decisões podem produzir no resultado geral da empresa.